O Rugby chegou no Estado do PARÁ no ano de 1999, através de estudantes da UFPA e durou ate 2000, porem, nesse curto período, chegou a disputar um amistoso com a Guiana francesa e foi motivo de reportagem na revista Época. Esse período entrou para a historia desportiva como Rugby Açu, segundo Gleyson, atleta daquela época.
O esporte ressurgiu em Capitão Poço no ano de 2007, através da iniciativa de Gustavo Soares, que descobriu o esporte através de um programa televisivo. Gustavo que já era integrado ao esporte de areia da LIMBESOCAP, de imediato entrou em contato com a ABR – Associação Brasileira de Rugby (Union), que orientou como legalizar uma associação para obter o reconhecimento pela ABR e ainda se dispôs a ajudar com sua experiência, mas infelizmente, essa ajuda nunca chegou, Segundo um atleta da Bahia o eixo Rio – São Paulo, não vê com bons olhos o surgimento do esporte em outras regiões, que viria a encarecer ainda mais o campeonato nacional.
Como a ajuda da ABR não veio, Gustavo Soares entrou em contato com Ljuba Pajic, sérvio radicado no Rio Grande do Sul, que vinha tentando implantar a modalidade Rugby League no Brasil. O projeto do sérvio ganhou mais força com a adesão dos clubes paraenses: Os Vikings, Atlético e Os Crazy. Dentro desse contexto a Federação Eropeia se comprometeu em ajuda a pratica do esporte e de inicio esta enviando 30 bolas para o projeto do sérvio.
A competição que se iniciou na vila de Pensamento, dia 10 de Dezembro de 2007 e se estendeu para a quadra da UFRA na versão Beach, passou a se Circuito de Rugby Paraense 2007 – 2008, originando uma nova modalidade d esporte, pois os atletas, incipientes, não dominavam as complexas regras do jogo e, desenvolveram suas próprias regras, mesclando Rugby com futebol americano, já que jogavam rugby com uma bola de futebol americano.
As primeiras bolas oficias do Rugby chegaram aos atletas de Capitão Poço, através do atleta Kedson (K-box17), que se se apaixonou pelo esporte através de reportagens lidas no jornal Informativo Popular e comprou duas, disponibilizando uma para o seu Bairro no Coutilândia e outra para os atletas do Bairro Jadim Tropical. Hoje Kedson (K-box17) e um dos principais incentivadores do esporte no município.
Da quadra da UFRA os atletas levaram o esporte para os canteiros da Praça da Alvorada, despertando o interesse feminino pelo exótico esporte. Mais tarde, quatro bolas adquiridas em Portugal, vieram a somar o arsenal ovóide do Rugby Paraense.
Nosso Rugby vem ganhando notoriedade no cenário nacional e já recebeu convite para participar do Campeonato Brasileiro a ser disputado na Bahia; alem de haver o atleta Gustavo Soares ser convidado para participar, pela seleção amazonense do torneio de Meridas, na Venezuela.