15 de nov. de 2008

- RUGBY VIVE MOMENTO HISTÓRICO NA AMAZÔNIA -

Os atletas que praticam o Rugby em Capitão Poço acabam de conquistar uma vitoria espetacular: em visita oi médico em Belém, o líder dos Rugbistas Pocenses, Gustavo Soares, chamou a atenção de alguns atletas da seleção paraense de atletismo, que o viram conduzir uma bola do esporte. Curiosos os jovens procuraram saber qual a finalidade da “oval” e o levaram para o campo da Escola Superior de Educação Física, onde o “Lourinho”, como é conhecido Gustavo, demonstrou a eles como praticar o esporte. A novidade interessou tanto que dia 16 de Setembro já está inscrito no calendário esportivo de Belém como a data da reintrodução do Rugby na Capital.

Em 1999, um grupo de pessoas começou a praticar esse esporte, mas já no ano seguinte, a coisa esfriou. Com a demonstração do desenvolvimento da modalidade em Capitão Poço, principalmente com as possibilidades de duas equipes locais participarem do campeonato de Rugby na Bahia, entre os dias 08 a 10de novembro, a moçada se interessou tanto que alguns treinam para ganhar condições de jogo e incorporar-se a caravana de Capitão Poço que irá ao certame nacional. Trinta atletas comporão a delegação, divididos nas categorias adultos e sub-19 anos. Deverão integrar-se aos atletas pocenses jogadores de Paragominas, Ourém e Capanema.
Em Paragominas, o Rugby chegou por intermédio de um estudante Pocense que para lá se transferiu e animou a pratica do esporte naquela cidade. Em Ourém e Capanema os próprios atletas da “Terra da laranja” divulgaram a idéia, tendo eles realizado alguns jogos em Ourém, na Escola Angelo Moretti.

Em Belém, devido ao entrosamento com o pessoal da FPAT, Federação Paraense de Atletismo, Gustavo conseguiu parceria com os dirigentes da Associação dos Deficientes Físicos do Pará, ADFPa e daí nasceuuma parceria que possibilitara a implantação do esporte para “cadeirantes”. Também nesse embalo, veio uma possível parceria com a Tuna Luso Brasileira, que se mostrou interessada em criar equipes da modalidade. O entusiasmo dos belemenses contagiou também as redes de Radio - Televisivas como RBA, TV Record e TV Liberal e Sistema Marajoara de Rádio.
Os meninos de Capitão Poço treinam em lugares adaptados, como a canteiro da Praça da Alvorada, depois das aulas da tarde nas escolas publicas da cidade, uma vez que boa parte dos atletas é jovem que moram na zona rural e estudam na cidade. Caraparu é a Vila que dispõe dos mais promissores praticantes do Rugby.

Pesquisa personalizada